Fonte de Alta Tensão Pulsada
As fontes de tensão contínua (CC) ou alternada (CA) são relativamente comuns. As fontes de tensão pulsada no entanto, não são encontradas facilmente.
O que é uma Fonte de Alta Tensão Pulsada?
Estas fontes tem a capacidade de produzir pulsos de tensão com algumas características, como: amplitude, tempo de subida e taxa de repetição. Nestas fontes, a relação entre o valor de pico e valor médio da tensão é muito grande. Com isso podem ser explorados efeitos não lineares e de limiar (“threshold”).
Por exemplo: pulsos de campo elétrico muito fortes podem abrir membranas de células biológicas ou ainda arrancar elétrons de superfícies metálicas. Os picos de tensão muito altos também tem como efeito benéfico adicional de produzir o efeito sem gerar o calor que seria gerado no caso de se utilizar fonte CC ou CA.
Outra característica positiva é que o “pacote” de energia está definido na utilização da fonte. Ou seja, no caso de um incidente qualquer, a energia dissipada está limitada ao valor configurado ao contrário das fontes CC ou CA, por exemplo, que precisam de bom sistemas de proteção em caso de acidentes.
Demonstração de funcionamento da fonte de Alta Tensão Pulsada
O vídeo abaixo apresenta o modelo PULSE0130 que foi desenvolvido e produzido pela Inergiae – Fontes de Alta Tensão. Esta fonte tem como principal característica a capacidade de produzir pulsos de tensão de até 30kV. Ela conta com proteção interna contra sobrecorrente e sobretemperatura e é utilizada principalmente em geradores de ozônio, reatores de plasma e filtros eletrostáticos.