Segurança em sistemas de Alta Tensão
O presente artigo abordará muito mais do que itens da Norma NR-10 que trata de “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”, pois a alta tensão, afeta a segurança de pessoas e sistemas de forma direta (ex.: em linhas energizadas) ou indireta (ex.: efeito de arco voltáico).
A definição do que é Alta Tensão é relativa, pois tensões acima de 60V já causam risco à vida humana. Pela definição da norma NR-10 brasileira, no entanto, é considerada alta tensão quando esta for superior à 1000 Volts.
A Importância da segurança em eletricidade
Este tema é relevante pois, no Brasil atual, estamos vivendo uma realidade de aumento na demanda de energia elétrica, com a construção de novas usinas de geração e redes de transmissão e distribuição de energia, bem como as constantes transformações.
Assim, o desenvolvimento de tecnologias e a legislação vigente geram a necessidade permanente da formação e atualização de segurança dos profissionais autorizados a intervir em instalações elétricas integrantes do sistema elétrico de potência (SEP) ou que trabalhem em suas proximidades.
A questão da segurança e da identificação dos riscos característicos de cada tarefa requer a adoção de medidas preventivas e/ou de controle para evitar a ocorrência de acidentes do trabalho; garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida para si e para a comunidade, além de resguardar o patrimônio das empresas ou organizações e contribuir com o controle dos gastos públicos na área de saúde e previdência social.
Ressalte-se ainda que os profissionais que atuam com baixas tensões (ex.: Telecom., TV à Cabo e Redes de TI) correm riscos, pois muitas vezes, para a passagem do seu cabeamento usam estruturas de sustentação próximas de linhas de distribuição (alta tensão), e assim, precisam também ter capacitação na prevenção de acidentes, como propõe a NR-10.
Dicas fundamentais para segurança em alta tensão
Os trabalhadores que executam serviços em instalações elétricas energizadas em alta tensão, e que exercem suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco devem atender ao disposto no item 10.8 da NR-10, que trata dos conceitos de habilitação, qualificação, capacitação e autorização. De acordo com o anexo 2 da NR-10, os conceitos de zonas controlada e de risco são estabelecidos pelos seguintes critérios:
Tomando como exemplo a tensão de 13.000 volts, vemos que essa faixa de tensão está entre 10 e 15 mil volts, sendo que a distância entre o ponto elétrico e o início da zona controlada é de 38 cm. Isto significa que em algum ponto desses 38 cm (ZR) o arco elétrico se forma, conforme indicam ensaios práticos com transformadores. Para saber sobre o tema indicamos o Blog do Adelmo Medeiros.
Escrito por Sergio B. Kappel.