Triciclo selétricos para melhorar o trânsito
Que o trânsito nas grandes e médias cidades brasileiras e mundiais é um fator de estresse e de improdutividade, não é novidade pra ninguém.
A poluição à que as pessoas ficam submetidas e o mau-humor decorrente de quem fica horas no trânsito, seja dentro de um carro ou dentro de um coletivo, piora a saúde de todos.
Quanto mais veículos uns próximos aos outros, mais fácil de gerar um pequeno acidente…. que gera mais congestionamento e mais estresse.
A solução é utilizar mais veículos coletivos ou diminuir o tamanho dos veículos, visto que em geral, a taxa de ocupação dos carros é inferior a 1,6 pessoas por carro, isso em quase todos os lugares do mundo.
A foto a seguir ilustra bem o espaço necessário para transportar 72 pessoas em bicicletas, automóveis e num ônibus (fonte: http://www.geo.sunysb.edu/bicycle-muenster/index.html )
Para quem prefere não depender de transporte coletivo, a bicicleta é um meio de transporte bastante adequado. Porém, tem o problema da pessoa ficar exposta ao clima e das distâncias alcançadas serem pequenas.
As motocicletas, por sua vez, tornam fácil atingir grandes distâncias, porém o problema da exposição ao clima continua e aumenta a questão da segurança, uma vez que um pequeno acidente pode ter consequências desastrosas para o motociclista.
Um veículo que pode ajudar na diminuição do trânsito é o triciclo moderno. Este tem dimensões maiores que a bicicleta e a motocicleta, mas pode ser fechado como um carro, para resolver o problema da exposição ao clima e aumentar a segurança do(s) ocupante(s) em caso de acidente. Existem estudos em vários lugares do mundo de como melhorar os veículos urbanos, em especial o triciclo. Um item especial neste estudo é a capacidade do triciclo se inclinar nas curvas, aumentando a estabilidade de forma a diminuir a possibilidade de acontecer um acidente.
Na época da escrita deste artigo (julho de 2015), já existem alguns modelos comerciais destes triciclos sendo testados, como é o caso do Toyota i-Road.
As figuras a seguir mostram um triciclo de dois passageiros com duas rodas na frente e a sua capacidade de se inclinar nas curvas.
Crédito das figuras: Laboratório de Inovação da UFSC e NICOLAZZI, L.; RAFAGNIN, A.; TRAUTWEIN, H. Relatório Técnico, 2010.
No Brasil, o Laboratório de Inovação da UFSC faz pesquisas nesse tema há vários anos. Uma parte deste trabalho pode ser vista em:
Isso demonstra a capacidade do nosso país em produzir soluções que poderão ser adotadas em todo o mundo!