A INERGIAE Conversores Estáticos é uma “start-up” na área de Eletrônica de Potência que tem experiência no desenvolvimento, produção e comercialização de fontes de alta tensão (produto principal) e outros conversores. A empresa foi fundada formalmente em 2013 porém começou a operar de fato em 2014.
A empresa foi criada com o objetivo de pesquisar e desenvolver fontes de alta tensão, a partir do trabalho de mestrado desenvolvido no INEP/UFSC pelo fundador da empresa, que desenvolveu um conversor para acionamento de uma válvula TWT, cuja aplicação é no campo militar.
Ainda em 2013, a INERGIAE participou do programa Sinapse da Inovação, Operação IV (FAPESC/Certi), tendo sido uma das empresas contempladas. Em 2014 a INERGIAE firmou termos com a UFSC e o IFSC para receber estagiários dessas instituições, tendo passado pela empresa, até o momento, ao menos 10 estagiários. O primeiro produto foi lançado em 2015, que é a fonte de bancada modelo GEN.
No final de 2015, a INERGIAE foi contratada pela empresa concessionária de energia elétrica para desenvolver um microinversor para uso em sistemas fotovoltáicos. O desenvolvimento desse equipamento requer conhecimentos de Eletrônica de Potência, mas em outra linha de atuação, que não fontes de alta tensão. Porém, os conhecimentos adquiridos no projeto foram bastante interessantes. O projeto teve duração de 2,5 anos e teve intensa atuação do INEP/UFSC, onde deu origem a uma dissertação de mestrado (título “MICROINVERSOR CONECTADO À REDE PARA PROCESSAMENTO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA”, defendida em 2017) além de possibilitar que outros 2 alunos (1 mestrando e 1 doutorando) participassem do projeto de desenvolvimento.
No ano de 2016, a pedido do LabMat da Engenharia Mecânica da UFSC, foi desenvolvida uma fonte pulsada, com tensão de -750V e +100V, frequência de até 100kHz, duração dos pulsos de menos de 1 microssegundo. Estas especificações são similares aos de uma fonte importada. Aí nasceu o modelo DRUM que é utilizada em trabalhos de pesquisa na área PECVD (“Plasma Enhanced Chemical Vapor Deposition”).
Em resumo, a INERGIAE tem forte ligação com o setor de pesquisas e, através da interação com os pesquisadores, vem ampliando a linha de produtos e aprimorando a qualidade técnica dos mesmos. No cenário nacional, a INERGIAE se destaca pela variedade de produtos, além da elevada tensão e potência de seus equipamentos.
As fontes CC de alta tensão (1kV a 100kV) são empregadas em equipamentos de Raio-X, tomógrafos, amplificadores de RF , válvulas TWT , radares, aceleradores de partículas, processos envolvendo vácuo e plasma, etc, sendo portanto imprescindíveis para o desenvolvimento do país. Por isso, a notícia de que a empresa Inergiae desenvolveu a tecnologia dessas fontes de alta tensão e as disponibiliza para o mercado, é comemorada pelos potenciais usuários dessa tecnologia e também por toda a Comunidade Brasileira de Eletrônica de Potência.
Fico particularmente feliz com essa notícia, pelo fato de a empresa ter sido criada e estar sendo liderado pelo Eng. Odair José Custodio, que realizou sua dissertação de mestrado, sob minha orientação, no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica da UFSC, justamente na área de fontes de alta tensão, com profissionalismo e competência técnica. A capacitação por ele adquirida durante a realização de seu curso de mestrado o credencia como um dos profissionais mais qualificados em projetos de fontes de alta tensão do país.
É minha crença pessoal que a Inergiae será um protagonista extremamente importante no mercado Brasileiro de fontes CC de alta tensão e que contribuirá significativamente para a modernização de muitas atividades técnicas, científicas e produtivas do pais, além de seu desenvolvimento econômico e social.
A CRBS Tech é uma empresa de desenvolvimento de tecnologias, focada nas áreas de saúde, prospecção mineral, comunicação e energia.
A empresa trabalha com alguns parceiros estratégicos que proporcionam uma maior velocidade nestes desenvolvimentos.
Podemos destacar então, a empresa Inergiae como uns dos parceiros que vem desempenhando serviços de excelência e qualidade, respeitando o cronograma da CRBS Tech nas importantes fases do projeto.
A assessoria da Inergiae será sempre a parceira da CRBS por conduzir os seus trabalhos com total profissionalismo.
Confira na íntegra o Atestado de Capacidade Técnica fornecido pela concessionária de distribuição de energia elétrica CELESC de Santa Catarina.
Conheço a empresa Inergiae desde sua fundação. Sei da competência de seus profissionais, e os produtos gerados são tecnologicamente muito evoluídos e demonstram qualidade e robustez de construção.
No Laboratório de Inovação da UFSC está em desenvolvimento um powertrain híbrido para um veiculo urbano leve.
Um dos equipamentos utilizados para armazenamento e fornecimento rápido de energia é um supercapacitor que precisa de um conversor CC-CC de alta potência.
Estes tipos de conversores não são itens de prateleira e é difícil encontrar empresas que topem o desafio de produzí-los. A Inergiae topou, fez um trabalho tecnologicamente evoluído, com alta qualidade de construção, realizou ensaios exaustivos para garantir o bom funcionamento do equipamento e apresentou manuais completos e detalhados.
Fiquei muito satisfeito com o trabalho realizado.
A equipe da Inergiae presta um excelente serviço desenvolvendo equipamentos de alto nível tecnológico. Antes deles dependíamos de equipamentos importados de altíssimo custo e praticamente sem assistência no país.
Hoje utilizamos produtos nacionais com acesso direto à equipe desenvolvedora, com soluções sob medida para as nossas necessidades.