5 dicas básicas de segurança elétrica para laboratórios de pesquisa

inergiae-seguranca-eletrica-em-laboratorio

Quem já esteve num laboratório de pesquisa sabe que muitas vezes as instalações são um tanto precárias. Vivemos no Brasil uma falta de recursos para os laboratórios que muitas vezes os pesquisadores são verdadeiros heróis pelo fato de continuarem pesquisando em condições tão adversas. E quando se consegue um recurso, a burocracia é tamanha que também é difícil gastar com responsabilidade o dinheiro. Mas este é um assunto para outros artigos.  Darei a seguir algumas dicas básicas que podem aumentar a segurança pessoal e patrimonial de um laboratório.

Dica 1 – Utilizar aterramento

O aterramento é fundamental para a segurança das pessoas envolvidas nos experimentos. Ele garante que o potencial dos equipamentos aterrados esteja próximo ao potencial do ambiente, ou seja, caso a pessoa toque na parte aterrada do equipamento, não haja choque. Outro aspecto é que caso haja fuga de corrente, a mesma vai direto para o terra e não deixe a carcaça energizada. Complemento na dica 2.

Dica 2 – Utilizar o DR

O Disjuntor Residual é um equipamento similar a um disjuntor normal, porém ao invés de passar somente o fio fase da rede elétrica, nele passam fase e neutro. O DR verifica se toda a corrente que passa no fase retorna pelo neutro. Se isso não acontecer é porque tem fuga de corrente e o dispositivo desarma.

No caso de um choque, por exemplo, a corrente elétrica vem do fio fase e retorna pelo terra, dando chance ao DR atuar.

Dica 3 – Padronização das bancadas

A padronização sempre traz ganhos de produtividade. No caso da instalação elétrica da bancada, uma boa prática é ter um disjuntor e um DR para cada bancada. Com isso, o disjuntor é de menor corrente do que se fosse para o laboratório todo e, no caso de um incidente, tanto o disjuntor quanto o DR atuam com correntes menores, reduzindo ou evitando problemas em caso de choques ou curtos-circuitos. As tomadas devem ser em bom número para evitar as ligações com os Benjamins ou filtro de linha.

Dica 4 – Planejar experimentos

Fazer um esquema elétrico do experimento e validar com alguém da área: caso o experimento envolva algum equipamento elétrico, é prudente fazer um esquema de todo o experimento e validar com alguém com conhecimento e experiência em Engenharia Elétrica. Essa pessoa, por exemplo, pode indicar o melhor lugar para fazer as medições, e informar da necessidade de utilizar um transformador isolador. Trazer alguém para verificar a instalação antes de ligar também pode minimizar problemas e até trazer ganhos na pesquisa.

Dicas 5 – Conhecer a NR-10

O Brasil tem uma norma que regula “Segurança em instalações e serviços em Eletricidade”, que é a NR-10. Uma versão comentada pode ser encontrada neste link. Esta norma tem um item específico sobre utilização da Alta Tensão (item 10.7 – TRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSÃO (AT)). Além do próprio conhecimento em si da norma, o conhecimento da existência da mesma pode dar as justificativas necessárias para a aprovação de projetos que tenham por objetivo a melhoria das condições de trabalho nos laboratórios de pesquisa.

Conclusão sobre segurança elétrica

Estas dicas singelas podem contribuir com a segurança dos indivíduos e dos equipamentos e também para a melhoria da produtividade dos laboratórios, afinal, imprevistos acontecem mas se eles forem minimizados, o trabalho melhora.